5 Pilares da Igreja
1. SOMENTE A BÍBLIA:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17).
A Bíblia estava esquecida, chegando a ser proibida sua leitura pelo povo que só ouvia alguns trechos na missa em latim, de maneira que não compreendessem. Lutero gastou anos de sua vida traduzindo a Bíblia para a língua de seu povo, reuniu recursos possíveis e publicou a Bíblia para todos lerem.
A Bíblia na mão é marca do cristão protestante. A leitura bíblica é o centro do culto de uma Igreja verdadeira. Não existe outra verdade acima da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus! A única regra de fé e prática para a vida cristã é a Sagrada Escritura.
Sua Igreja tem a Bíblia como única regra de fé e prática?
Somente a Bíblia é a Palavra de Deus!
2. SOMENTE CRISTO:
“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2.5).
No tempo de Lutero havia muitos santos e imagens na Igreja e o povo acreditava que para cada coisa devia pedir a um santo especial. De tantos personagens que havia na Igreja que a pessoa de Jesus Cristo ficava de lado e quase nada se sabia a seu respeito.
Por isso Martinho Lutero protestou por uma Igreja cristocêntrica. Jesus é o centro da Igreja. Foi Cristo quem morreu para dar vida e levantar uma Igreja. Somente Jesus é o nome que salva todos que o invocam (Atos 4.12). A Igreja deve orar somente ao Pai em Nome de Jesus (João 14.13,14).
Um cristão verdadeiro acredita que somente Jesus salva e somente Ele é digno de receber nosso louvor e ouvir nossas orações. Não podemos confiar em homens, pois“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17.5). Nem mesmo um pastor poderoso ou cantor gospel famoso tem o poder que só Jesus tem ou merece a honra que só Ele merece. Por isso a Igreja Verdadeira deve estar firmada em Jesus e não em homens.
Você e sua Igreja confiam somente em Jesus para Salvação?
Somente Jesus pode salvar e ouvir sua oração!
3. SOMENTE A GRAÇA:
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).
As indulgências eram cobranças que a igreja fazia como forma das pessoas pagarem por seus pecados. Lutero se revoltou contra isso ao ver o luxo das igrejas romanas e a pobreza do povo que juntava trocados para pagar em dinheiro pelo perdão de seus pecados e ainda tinham que cumprir penitências acreditando que por suas obras seriam salvos.
Quando Lutero leu na Bíblia que Jesus com seu sangue apagou todos os nossos pecados e por sua graça somente nos perdoava sem necessidade algumas de obras, ele não aceitou e rasgou a bula papal que determinava o perdão para quem pagasse uma indulgência vendendo a salvação para quem tivesse o dinheiro para tirar um parente morto do purgatório.
As obras não podem salvar ninguém. Boas obras são conseqüência de nossa salvação (Efésios 2.10), pois como servos de Deus somos capacitados pelo Espírito Santo a exercer misericórdia, revelando o Amor de Deus ao próximo.
Um cristão verdadeiro depende da Graça de Deus para tudo (II Coríntios 12.7). Uma Igreja verdadeira proclama o perdão dos pecados gratuitamente por Jesus Cristo sem necessidade de pagar ou cumprir rituais com Jesus ordenou“de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8).
Sua Igreja proclama a Graça de Deus em tudo o que faz ou cobra pela bênção?
Somente a Graça de Deus pode perdoar pecados!
4. SOMENTE A FÉ:
“O justo viverá pela fé” (Romanos 1.17).
Num tempo em que as relíquias e objetos santos eram venerados, carregados em procissões e as multidões caminhavam em romaria em busca de uma experiência religiosa através de um contato com um lugar ou objeto sagrado, Lutero pregou que nada disso era necessário.
A Bíblia define a Fé como “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1) e que“sem fé é impossível agradar a Deus”(Hebreus 11.6). Baseado nisso Lutero determinou que não deveria reverenciar objetos visíveis e nem fazer uma grande caminhada para agradar a Deus. A fé é invisível (II Coríntios 5.7). Somente pela fé podemos receber a resposta a nossas orações.
Um cristão de verdade vive pela fé, não pelo que é palpável e visível aos olhos humanos. A Igreja verdadeira ensina a exercer a fé sem necessidade de amuletos ou obras. No século XXI em meio ao capitalismo é muito comum as pessoas se apegarem a coisas e lugares. Por isso é um desafio pregar uma vê no que ninguém vê, mas“Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).
Você e sua Igreja vivem esta fé ou procuram coisas para acreditar?
Somente pela Fé recebemos a Salvação e somos abençoados!
5. SOMENTE A DEUS TODA GLÓRIA:
“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Isaías 42.8).
Muitos idólatras dizem que não estão adorando as imagens e que estas são apenas para lembrar a história da pessoa e suas obras. Engano! Como então conversam, cantam e fazem pedidos para a imagem? Essa é uma forma de adoração.
Lutero não aceitou as centenas de imagens na igreja e os cultos prestados a pessoas que já haviam morrido. A Palavra de Deus declara que somente a Deus pertence a Glória, honra e louvor (Apocalipse 5.12). Jesus é o único digno de receber toda adoração!
Jesus disse que um cristão verdadeiro presta toda glória somente a Deus e não recebe louvor pelos seus feitos (João 5.44). Uma Igreja verdadeira não louva a homens, mas somente a Deus. O meio gospel precisa urgentemente se livrar do estrelismo que tem enriquecido cantores e iludido o povo de Deus com a dependência de um personagem famoso ou canções novas para adorar a Deus.
Você sua Igreja têm adorado ao Senhor ou presta admiração para homens?
A Deus somente toda a Glória!
Como reconhecer uma igreja verdadeira?
-CONCLUSÃO: “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.8).
A Igreja ficou muito tempo distanciada da verdade e custou muito para ser restaurada. Hoje existem muitos tipos de igrejas e religiões ao ponto de confundir a cabeça das pessoas. Precisamos de discernimento para entender o que é certo e o que é errado. Por isso o apóstolo Paulo deixou bem claro quem nem mesmo uma manifestação sobrenatural como o aparecimento de um anjo com outro tipo de pregação diferente do evangelho, não deve ser aceita como verdade.
Baseados nestes cinco princípios enumerados por Martinho Lutero podem saber se uma igreja ou cristão é verdadeiro. Também podemos refletir sobre a necessidade de uma nova reforma na Igreja Evangélica e retornar às nossas origens como uma Igreja Verdadeiramente Cristã.
Os Cinco pilares da Igreja são:
Somente a BÍBLIA é a Palavra de Deus!
Somente a GRAÇA perdoa pecados!
Somente a FÉ leva à Salvação!
Somente CRISTO é o Salvador!
Toda a GLÓRIA somente a Deus!
_________________________
BIBLIOGRAFIA:
¹LUTERO, Martinho. Do cativeiro babilônico da Igreja. São Leopoldo-RS: Sinodal,. 1982. 142p.
SPENER, Phillip Jacob. Mudança para o Futuro: Pia Desideria. Curitiba e São Bernardo do Campo: Encontrão Editora e IEPG Ciências da Religião, 1996.
ESTUDO ATUALIZADO EM 12 DE AGOSTO DE 2017
“Ausente com o corpo, presente com o Senhor”
Em 2 Coríntios 5:6-8, nós lemos:
2 Coríntios 5:6-8
“Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”
Para muitas pessoas, a frase “deixar este corpo, para habitar com o Senhor” significa que quando alguém morre está imediatamente com o Senhor. Contudo, uma leitura cuidadosa mostra que isto não é o que a passagem diz. Na verdade, o que ele diz é que “desejamos deixar este corpo, para habitar com o Senhor”. A frase “desejamos” mostra que a passagem estabelece um desejo, uma vontade, que não é uma vontade “morrer”, mas sim “deixar este corpo para habitar com o senhor”. Embora uma imagem clara e completa do que esta frase significa seja possível somente depois do exame de seu contexto, nós podemos desde o início descartar que isso poderia sequer significar que quando se morre se está imediatamente com o Senhor, porque em um caso como este, haveria uma contradição inflexível com 1 Tessalonicenses 4:15-17, que diz:
1 Tessalonicenses 4:15-17
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, E ASSIM [i.e., desta forma, a ressurreição dos Cristãos mortos e a mudança do corpo dos vivos] estaremos sempre com o senhor.”
Se em 2 Coríntios 5:6-8 Deus disse que quando alguém morre este imediatamente está com o Senhor, então como poderia em 1 Tessalonicenses 4:17 o mesmo Deus dizer que “E ASSIM [i.e. pela ressurreição, pela mudança dos corpos] ESTAREMOS sempre com o Senhor?” Obviamente ou a Palavra está errada, o que é impossível, ou a interpretação que é normalmente dada para 2 Coríntios 5:6-8 está errada. Como veremos que é o caso estudando o contexto mais tarde. Assim, começando de 2 Coríntios 4:13 – aproximadamente 15 versículos antes - nós lemos:
2 Coríntios 4:13-14
“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.”
O que Paulo sabia pela revelação não foi que depois que se morre continua-se a viver junto com os outros mortos. Em vez disso, o que ele sabia e ensinou foi que: “sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.” Paulo esperou e ainda espera a ressurreição, para ser apresentado, para estar junto, como aqueles crentes coríntios. A última vez que ele os viu foi na última vez que ele visitou Corinto, e a próxima vez que ele vê-los será quando tanto ele quanto eles serão ressuscitados para encontrarem, junto com os crentes vivos, o Senhor no ar. Obviamente, portanto, o contexto de nossa passagem não é sobre a morte, mas sobre seu oposto exato: a ressurreição dentre os mortos. Mas vamos continuar:
2 Coríntios 4:18; 5:1-4
“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporárias, e as que se não veem são eternas. Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.”
Quando esta passagem fala por um "tabernáculo” e por uma “casa”, obviamente não quer dizer uma estrutura física sem vida. Na verdade, não é possível “ser revestidos” com uma casa física, nem é possível pela mudança disso que o “mortal seja absorvido pela vida”. Quando, portanto, na passagem acima, as palavras "casa" e "tabernáculo" são usadas, elas são usadas com o significado de uma estrutura viva, uma casa viva. Em outras palavras elas são usadas com o significado de um corpo que, conforme vimos é a “casa de nosso ser1. Isto também é afirmado pelos versículos controversos 6-8, que seguem na passagem acima e que falam por um corpo. Como, portanto, a passagem acima (e as outras também – veja abaixo) nos diz, há dois corpos. Um é o corpo terreno, ou a casa que nós desejamos substituir com a outra que é o corpo ou casa celestial. Conforme a passagem diz quando nós estivermos revestidos com nosso corpo celestial ENTÃO "o mortal será absorvido pela vida”. 1 Coríntios 15:35-58 diz exatamente a mesma coisa. Na verdade, lá, a partir do versículo 44, nós lemos:
1 Coríntios 15:44-54
“Semeia-se corpo [alma] natural, ressuscitará corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o [corpo] espiritual, senão o [corpo] natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno [o corpo terreno, natural], assim traremos também a imagem do celestial [o corpo espiritual, celestial]. Agora dito isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortosressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: TRAGADA FOI A MORTE NA VITÓRIA."
Quando “tragada será a morte na vitória” (1 Coríntios 15:54)? Quando o mortal será absorvido pela vida” (2 Coríntios 5:4)? A resposta das duas passagens é muito clara: isto acontecerá quando “o que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade”. Isto acontecerá quando esta casa “terrestre” (2 Coríntios 5:1) ou o corpo espiritual (1 Coríntios 15:44), será substituído pela casa celestial (2 Coríntios 5:2) ou o corpo espiritual (1 Coríntios 15:44), que por sua vez ocorrerá quando o Senhor voltar (1 Tessalonicenses 4:15-17). Conforme em 1 Coríntios 15:52-54 nos diz, "ENTÃO [e somente então] cumprir-se-á a palavra que está escrita: tragada foi a morte na vitória."
Por tudo o que se disse acima deveria se estar claro que o contexto da passagem “controversa” de 2 Coríntios 5:6-8 não fala sobre a morte como uma esperança, mas para a mudança dos corpos, do terreno para o celestial, e da alma para o espiritual, que conforme nós vimos acontecerá no dia da vinda do Senhor. Com isto em mente, vamos reler os versículos 6-8:
2 Coríntios 5:6-8
“Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo[o corpo terreno], vivemos ausentes do Senhor [nós necessitamos do corpo celestial para estar com ele]: (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo [o corpo terreno], para habitar com o Senhor.”
Estando neste corpo nós estamos ausentes do Senhor. Nós portanto queremos estar ausente deste corpo terreno? É claro que sim, porque “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” Isto significa que nós queremos morrer? É claro que não. Na verdade, onde é que a passagem diz algo dessa forma? Em contraste, conforme em 2 Coríntios 5:4 torna claro: “Não porque queremos ser despidos, mas revestidos”. O que, portanto, nós devemos verdadeiramente desejar não é morrer (ser “despidos”), embora nós possamos estar ausentes do corpo terreno nós também estaremos ausentes do Senhor, porque nós não teremos o corpo celestial também. Em contraste, o que nós verdadeiramente devemos desejar é estar “revestidos” com nosso corpo celestial, abandonando o corpo terreno presente. Somente então, quando nosso corpo terreno tiver sido substituído pelo nosso corpo celestial, nós estaremos presentes com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:17). Quando isto acontecerá?” 1 Coríntios 15 foi muito claro: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta: porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: tragada foi a morte na vitória."
Amém!